actualizado: Sun, 16 Sep 2012 06:22:00 GMT | de Lusa

Alterações ao trânsito no Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade começam hoje

Os automobilistas que circularem hoje pelo Marquês de Pombal e pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, vão encontrar muitas mudanças, que passam por terem duas rotundas no Marquês e sentidos de trânsito diferentes na avenida.


Populares atravessam numa passadeira junto à rotunda do Marquês de Pombal, no início das obras de alteração de trânsito, 27 de agosto de 2012 em Lisboa. (© ACOMPANHA TEXTO)

Populares atravessam numa passadeira junto à rotunda do Marquês de Pombal, no início das obras de alteração de trânsito, 27 de agosto de 2012 em Lisboa. (ACOMPANHA TEXTO) TIAGO PETINGA/LUSA

Lisboa, 16 set (Lusa) – Os automobilistas que circularem hoje pelo Marquês de Pombal e pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, vão encontrar muitas mudanças, que passam por terem duas rotundas no Marquês e sentidos de trânsito diferentes na avenida.

A câmara municipal decidiu alterar o trânsito para tentar tirar carros e poluição poluentes naquela zona da cidade.

Hoje, o Marquês vai acordar com duas rotundas – uma interna e uma externa - e a Avenida da Liberdade com apenas uma faixa central para veículos particulares e outra para o transporte coletivo.

A rotunda interior do Marquês de Pombal corresponde à já existente e dará acesso à rua Joaquim António de Aguiar, à Avenida Fontes Pereira de Melo e à Avenida da Liberdade.

A rotunda exterior será usada também pelos transportes públicos e permitirá o acesso à Rua Braancamp e à Avenida Duque de Loulé.

Quanto à Avenida da Liberdade, além da redução das faixas centrais, as faixas laterais deixam de ser de atravessamento e passam a ser faixas para trânsito local.

Os automobilistas têm de ter em atenção que, nas laterais, o sentido do trânsito á alterado: quando se desce a avenida, o trânsito na faixa lateral será para subir e quando se sobe, o trânsito na lateral será a descer.

Nas faixas laterais, a velocidade máxima permitida vai ser de 30 quilómetros/hora (km/hora).

Já nas faixas centrais, será permitido circular a uma velocidade máxima 50 km/hora e, para garantir que ninguém exceda, serão colocados semáforos limitadores de velocidade ao longo da via.

Além destas alterações, a câmara decidiu que será possível descer a Rua Braancamp, o que já não acontecia há vários anos, e que também se vai subir a rua Barata Salgueiro.

Todas estas alterações serão feitas a título experimental e vão decorrer até final de dezembro. Depois disso, a câmara de Lisboa vai decidir se se tornam definitivas ou não.

MCL.

1Comentar
avatar
Na notícia da Lusa "poluiçâo poluentes ? naquela zona....". Depois de esta observaçâo, gostava que explicassem porquê pelos laterais da Av. da Liberdade agora se vai descer por onde antes se subía e sobe-se por onde antes se descía? VANTAGENS DE ESTA INOVAÇÂO???.
Em Madrid na Castelhana, para quem nâo conhece deve ter um pouco mais de transito, que eu saiba, esta "experiência" nâo está prevista. Devem estar esperando os bons resultados que vai dar na nossa Avenida daLiberdade. Boa sorte.
Adelaide Marinho
Denunciar
Por favor ajude-nos a manter uma comunidade mais saudável, reportando qualquer comportamente ilegal ou inapropriado. Se acreditar que a mensagem viola oCódigo de CondutaPor favor utilize este formulário para notificar os moderadores. Eles investigarão o seu relatório e tomarão as medidas adequadas. Em caso de necessidade, as devidas entidades reguladoras serão informadas sobre qualquer actividade ilegal.
Categorias
Limite de 100 Caracteres
Tem a certeza que quer apagar esta mensagem?

últimos vídeos informação

evento nacional

evento internacional

A floating sea turtle sculpture named 'Alpha Turtle', featuring a black and white rendering of coral reef structures, is pictured in front of the Sydney Opera House and Harbour Bridge in Sydney, August 15, 2014.(©REUTERS-Jason Reed)
Mundo: Grandes insufláveis

votação

Qual foi o melhor primeiro-ministro dos últimos 20 anos?

Primeiro voto Ver os resultados

  1.  
    17 %
    Passos Coelho
    4.397 Votos
  2.  
    22 %
    José Socrates
    5.573 Votos
  3.  
    5 %
    Santana Lopes
    1.191 Votos
  4.  
    5 %
    Durão Barroso
    1.308 Votos
  5.  
    36 %
    António Guterres
    9.166 Votos
  6.  
    15 %
    Cavaco Silva
    3.880 Votos

Total das respostas 25.515
Inválido