• Lusa
actualizado: Wed, 13 Mar 2013 22:01:52 GMT | de Lusa

Papa: Governo português deseja pontificado de intervenção ativa da Igreja Católica

O Governo português saudou hoje a eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como papa e desejou que o novo pontificado seja de esperança, de paz e de intervenção ativa da Igreja Católica nas "grandes questões" atuais.


RADEK PIETRUSZKA/PAP

RADEK PIETRUSZKA/PAP

Numa nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o Governo português, "observando a separação entre o Estado e a Igreja [Católica]", considera que os últimos papas têm dedicado a Portugal e aos portugueses uma "particular estima" e refere a "forte ligação da comunidade católica a Fátima".

O executivo de coligação PSD/CDS-PP saúda "vivamente" a eleição do novo papa, "líder espiritual de milhões de católicos espalhados por todo o mundo".

"Fazemos votos de que seja um pontificado de esperança e de paz, de diálogo entre os povos, de intervenção ativa da Igreja [Católica] nas grandes questões que desafiam a humanidade nos nossos dias, sendo o papa um interlocutor destacado no grande espaço público da sociedade civil global", lê-se na nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.

O Governo português afirma ainda esperar "que a ação do novo papa em prol dos mais carenciados e vulneráveis prossiga o caminho dos seus antecessores, e que persista na defesa de um mundo mais justo e solidário".

O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Na sucessão de Bento XVI, a escolha do jesuíta de 76 anos acabou por surpreender os especialistas, já que não era dos mais novos do colégio cardinalício e será o primeiro papa latino-americano.

Francisco I sucede a Bento XVI e será o 266º. papa da Igreja Católica.

IEL (PJA) // SMA

0Comentários

últimos vídeos informação

evento nacional

evento internacional

Hubble Space Telescope(©REUTERS NASA Handout)
Estrelas: Fotos do Hubble

votação

Onde é que estava no 25 de abril?

Primiero Voto Ver os resultados

  1.  
    25 %
    Em casa
    199 Votos
  2.  
    21 %
    Na escola
    163 Votos
  3.  
    17 %
    No trabalho
    134 Votos
  4.  
    7 %
    Na rua
    52 Votos
  5.  
    30 %
    Ainda não era nascido
    237 Votos

Total das respostas 785
Inválido