Partido de Presidente Nguesso favorito nas legislativas do Congo

Partido de Presidente Nguesso favorito nas legislativas do Congo

Brazzaville, 15 jul (Lusa) - Os congoleses vão hoje às urnas para eleger o novo parlamento da República do Congo, numa votação em que o partido do Presidente, Denis Sassou Nguesso, surge como favorito.

Mais de dois milhões de eleitores estão recenseados para votar nesta primeira volta das quartas legislativas realizadas desde a abertura ao multipartidarismo, em 1991, com a segunda volta prevista para 05 de agosto.

As últimas legislativas (2007) foram marcadas por fraudes e irregularidades denunciadas pelos observadores da União Africana (UA), que hoje voltarão a estar presentes (com 30 observadores), o mesmo acontecendo relativamente à Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Um pouco mais de 1.200 candidatos, dos quais apenas 124 são mulheres, disputam os 136 lugares do parlamento.

A votação não se realiza em três circunscrições de Brazzaville, a capital, afetadas pelas explosões de um depósito de munições no passado dia 04 de Março, de que resultaram quase 300 mortos, e onde não foi possível proceder à revisão dos cadernos eleitorais.

Como favorito, o Partido Congolês do Trabalho tenciona conservar os 48 lugares que tinha na assembleia cessante e manter a maioria absoluta na assembleia nacional com o apoio de pequenos partidos aliados e de "independentes" que lhe estão próximos.

Na anterior legislatura, a oposição congolesa detinha apenas 12 lugares na assembleia.

Entre os partidos concorrentes às legislativas, destaque para a União Panafricana para a Democracia Social (UPADS), principal partido da oposição a que pertencia o ex-presidente Pascal Lissouba, derrubado em 1997 por Sassou Nguesso.

À beira de completar 69 anos, o Presidente Sassou Nguesso, eleito em 1997 (depois de ter já estado no poder 13 anos, 1979-1992), admite concorrer a um terceiro mandato de nove anos nas presidenciais de 2016, desde que, até lá, consiga alterar a Constituição.

NV.

Lusa/Fim