• Lusa
actualizado: Tue, 09 Oct 2012 13:07:55 GMT | de Lusa

Presidente francês diz situação na RDCongo "é inaceitável"

O presidente francês François Hollande, que no fim de semana participa na cimeira da Francofonia em Kinshasa, considerou hoje inaceitável em democracia a atual situação na República Democrática do Congo


epa03426349 French President Francois Hollande (© C)

epa03426349 French President Francois Hollande (C) escorts United Nations (UN) Secretary-General Ban Ki-Moon (R) as he leaves the Elysee Palace in Paris, France, 09 October 2012. Reports state that the two discussed the security situation in Mali, French hostages in the Sahel, and the recent anti-semitic violence in France. EPA/IAN LANGSDON

Paris, 09 out (Lusa) - O presidente francês François Hollande, que no fim de semana participa na cimeira da Francofonia em Kinshasa, considerou hoje inaceitável em democracia a atual situação na República Democrática do Congo (RDCongo).

"A situação nesse país é inaceitável no plano dos direitos, da democracia e do reconhecimento da oposição", disse Hollande, em Paris, durante uma conferência conjunta com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

No fim de semana, uma vintena de chefes de Estado e de governo são esperados em Kinshasa para aquela que será a primeira cimeira da Francofonia organizada na África central, num clima de contestação por parte da oposição congolesa.

Depois ter hesitado em deslocar-se a Kinshasa, François Hollande decidiu participar na cimeira, tendo prometido encontrar-se com "a oposição política, ativistas e sociedade civil" e "dizer tudo, em todo o lado".

"Outra preocupação é a agressão de que o país está a ser alvo, vinda do exterior, nas fronteiras e nomeadamente [na província] de Kivu", disse Hollande.

Desde maio, a província do Norte-Kivu, no oeste da RDCongo, próximo da fronteira com o Ruanda, é palco de confrontos entre o exército congolês e o movimento de soldados rebeldes M23.

As autoridades de Kinshasa suspeitam seja apoiado pelos vizinhos ruandeses, suspeitas partilhadas pelas Nações Unidas.

As autoridades ruandesas desmentem qualquer ligação aos rebeldes do M23.

CFF. //EJ.

0Comentários

últimos vídeos informação

evento internacional

Royals arrive in Australia(©Chris Jackson Getty Images)
Kate e William na Austrália

votação

Como avalia a execução do programa da 'troika' em Portugal?

Primeiro voto Ver os resultados

  1.  
    5 %
    Muito bom
    243 Votos
  2.  
    7 %
    Bom
    367 Votos
  3.  
    12 %
    Razoável
    613 Votos
  4.  
    19 %
    Negativo
    1.002 Votos
  5.  
    57 %
    Muito negativo
    3.008 Votos

Total das respostas 5.233
Inválido