• Lusa
actualizado: Mon, 13 May 2013 15:50:11 GMT | de Lusa

Quase 200 casos confirmados de dengue em Angola

Quase 200 casos confirmados de dengue foram registados entre 12 de março e 09 de abril, noticiou hoje a agência Angop, citando o ministro da Saúde.


ANDRES CRISTALDO/EFE

ANDRES CRISTALDO/EFE

Segundo José Van-Dúnem, os 197 casos de dengue foram confirmados entre os 275 registados em Angola naquele período.

Não há ainda registo de óbitos, acrescentou po governante.

Dos 275 casos registados, 273 foram referenciados em Luanda e os restantes dois na província de Malanje, tendo sido internadas 33 pessoas.

Segundo a Angop, que cita José Van-Dúnem, "a situação não está a tomar proporções alarmantes, mas o problema é que se trata de uma doença à qual os angolanos não estavam habituados e que, por esta razão, há uma certa preocupação".

É a primeira vez que uma epidemia de dengue atinge Angola, segundo a representação da Organização Mundial de Saúde em Angola.

No passado dia 01, a Direção-Geral de Saúde (DGS) de Portugal emitiu um comunicado com recomendações para viajantes com destino à capital angolana, Luanda, devido ao surto de febre de dengue.

"As autoridades de saúde em Portugal têm sido alertadas para a ocorrência de casos de febre de dengue em pessoas provenientes de Angola", era referido na nota, publicada no portal da DGS, na qual são apresentadas recomendações em caso de viagem para o país africano.

A DGS indica ainda que durante a estadia ou até 21 dias após o regresso e no caso de surgirem "queixas sugestivas de dengue, nomeadamente febre de início súbito com dores de cabeça, dores musculares, articulares, ou ainda, mais raramente, manchas no corpo ou hemorragias", está contraindicado o uso de ácido acetilsalicílico (como a Aspirina) e outros anti-inflamatórios não esteroides (como o ibuprofeno), pelo que para o controlo da febre e das dores deve ser utilizado paracetamol.

Cerca de 30 portugueses foram diagnosticados já em Portugal, nomeadamente na consulta pós viagem do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, segundo disse à Lusa fonte da instituição.

A febre de dengue transmite-se pela picada dos mosquitos infetados com o vírus, sendo que a principal medida de prevenção é a proteção contra a picada de mosquitos, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente.

EL (DM/FPA) // VM

0Comentários

últimos vídeos informação

evento nacional

votação

Onde é que estava no 25 de abril?

Primeiro voto Ver os resultados

  1.  
    30 %
    Em casa
    89 Votos
  2.  
    23 %
    Na escola
    70 Votos
  3.  
    16 %
    No trabalho
    49 Votos
  4.  
    8 %
    Na rua
    25 Votos
  5.  
    23 %
    Ainda não era nascido
    70 Votos

Total das respostas 303
Inválido